Notícias

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) alerta aos consumidores que um dos principais motivos no aumento significativo nas contas de água podem ser vazamentos internos. Pequenas fugas que não são detectadas visualmente, mas que podem fazer as pessoas pagarem a mais pelo serviço no fim do mês.

De dezembro de 2016 a maio de 2017, a EMASA atendeu 337 casos de vazamentos internos. Geralmente, os vazamentos são mais comuns em boia da caixa de água, válvula hidra com problema, vaso sanitário com válvula acoplada, perfuração na tubulação ao instalar um móvel, entre outros. Um pequeno buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia. O consumidor também deve ficar atento aos vazamentos nas torneiras e chuveiros.

Para comunicar o problema, os consumidores devem fazer uma solicitação no escritório comercial da Emasa situado na 4ª Avenida, nº 250 – Centro, diante da apresentando de documentos (fotos do local, recibo, notas fiscais) que comprovam a regularização do vazamento. A Emasa poderá dar desconto até 70%, conforme decreto 4237, art.146. Qualquer outro vazamento na rua, calçada pode ser comunicado através do 0800 643-6272.

Para saber se a residência possui vazamentos alguns testes podem ser realizados ou um técnico da área deve ser chamado:

Instalações hidráulicas prediais

Interrompa a entrada de água no reservatório domiciliar (caixa de água) - este procedimento pode ser realizado fechando um registro ou amarrando a boia na posição fechada;

Feche as torneiras, não utilize os sanitários e certifique-se que não haja consumo de água e nenhum outro ponto do imóvel. Nesta condição o hidrômetro não deve apresentar consumo de água. O ponteiro e os demais mecanismos devem estar totalmente parados.

Se houver movimento no ponteiro ou outro mecanismo, mesmo que devagar, está passando água pelo hidrômetro, fato que comprova a existência de vazamento no trecho pressurizado.

Tubulação e aparelhos sanitários

Ainda mantendo as instalações nas mesmas condições do item anterior, verifique se não há torneiras ou chuveiro pingando. Faça uma marcação do nível da água no reservatório, aguarde por duas horas e verifique se o nível da água diminuiu. Caso o nível tenha diminuído há vazamentos no trecho de baixa pressão.

Vaso sanitário

O Vaso sanitário é um dos principais pontos de vazamento de água. Os procedimentos para a identificação de vazamento em válvulas de descarga e caixas acopladas são os seguintes:

- Retire toda a água do vaso sanitário, utilizando um copo descartável e luvas apropriadas para evitar o contato das mãos com a água e o vaso;

- Com um pano enxugue o interior do vaso;

Aguarde 30 minutos e verifique se há água depositada no interior do vaso;

- Caso haja água acumulada no interior do vaso sanitário, existe vazamento na válvula ou na descarga.

________________________
Informações Adicionais:

EMASA
(47) 3261-0045

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Kattiúcia Villain
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!