Sobre nós

INSTITUCIONAL

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) foi criada em 2005 pela Lei Municipal nº 2498, como entidade autárquica municipal, que atua na prestação de serviços públicos relativos ao saneamento básico e infraestrutura. 

Sua responsabilidade é fornecer água tratada, coletar e tratar esgotos sanitários, promovendo saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, contribuindo com a vida da população e do meio ambiente.


MISSÃO

“Oferecer com eficiência e sustentabilidade os serviços de infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, realizados de forma adequada à saúde pública, à conservação dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente.”

VISÃO DE FUTURO

“Ser referência nacional em excelência na prestação de serviço de saneamento ambiental e universalização dos serviços em Balneário Camboriú.”

VALORES

  • Respeito - Demonstrar respeito à sociedade, à diversidade e ao meio ambiente;
  • Comprometimento - Atuar de forma comprometida à Missão, à Visão de Futuro, aos Valores e às diretrizes estratégicas, buscando a excelência e o desenvolvimento da instituição; 
  • Integridade e Ética - Agir de acordo com os valores éticos construídos pela sociedade, zelando por uma conduta íntegra, moralmente correta, honesta, rejeitando toda e qualquer forma de fraude, corrupção ou abuso; 
  • Transparência - Ser transparente nas ações e informações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;
  • Sustentabilidade – Prezar pela conservação dos recursos naturais e proteção do meio ambiente, estabelecendo políticas de redução e controle das perdas de água, de racionalização de seu consumo, de fomento à eficiência energética, de reúso de efluentes sanitários e de aproveitamento de águas da chuva;
  • Inovação - Promover estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento e à utilização de tecnologias apropriadas, à adoção de soluções graduais e progressivas e à melhoria da qualidade, com ganhos de eficiência e redução dos custos aos usuários/consumidores.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

  • Aprimoramento dos mecanismos de controle e organização interna;
  • Solucionar o problema de escassez sazonal dos recursos hídricos através de reservação de água bruta e reuso de efluentes; 
  • Adequação dos sistemas de esgotamento sanitário às novas demandas;
  • Promover a educação ambiental e a preservação das nascentes de água na bacia do Rio Camboriú.

História

A história do abastecimento de água de Balneário Camboriú se confunde com a própria história do município. Até a década de 1950, as residências e pontos comerciais tinham como única fonte de abastecimento de água doce, precários poços artesianos. A água, muitas vezes, era inclusive imprópria para o consumo humano. Nesta época, o empresário Miguel Matte, proprietário do Hotel Balneário Camboriú, teve autorização da prefeitura para a construção de um poço semi-artesiano. Através de um bombeamento, conduzia a água para um reservatório de 35 mil litros no Morro da Caixa d´água, local onde hoje abriga o prédio da prefeitura de Balneário Camboriú. A rede abastecia algumas casas, além do próprio Hotel Balneário Camboriú.

Mais tarde, Miguel Matte, com outros empresários, criou a empresa “Águas Cristalinas Matte Ltda”, ampliando assim sua pequena rede de abastecimento. Nesse mesmo tempo, surge a Empresa privada Águas Camboriú, que abastecia a parte norte da cidade, região compreendida hoje entre a Avenida Central e o Hotel Marambaia. Na década de 1960, após a emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Balneário Camboriú adquiriu as empresas e criou o Departamento de Águas e Esgotos, executando diversas melhorias nos sistemas, entre elas, a captação de água no Rio Camboriú, a qual aduzia água para o sistema existente. Logo após, na década de 1970, a Prefeitura firma convênio com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), que passa a administrar por 30 anos os serviços de água e esgoto de Balneário Camboriú.

Em setembro de 2005 a Câmara de Vereadores aprova a Lei de criação da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), sancionada e publicada em 31 de outubro do mesmo ano, data oficial de sua criação (LEI Nº 2498, de 31 de Outubro de 2005) – e o Governo Municipal reassume o sistema de água e esgoto do município, com o objetivo de reinvestir em obras toda arrecadação da Autarquia.