Notícias

Os professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Balneário Camboriú, visitaram na última semana a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Na ocasião, 19 professores que representam os Centro de Educação (CEM) e são os responsáveis pelo Programa Terra Limpa nas escolas, receberam o livro que foi produzido durante a primeira temporada do Programa de Educação Ambiental (PEA) Jacamasa.

O livro, além de trazer conteúdos lúdicos direcionado para as crianças sobre os cuidados e tratamento da água e o saneamento da cidade, contém os desenhos e textos dos alunos que participaram do Desafio Jacamasa no primeiro ano do Programa, em 2019. “Depois disso, infelizmente tivemos que fazer uma pausa com as palestras nas escolas, devido a pandemia. Por isso, o livro acabou sendo entregue aos professores para serem distribuídos aos alunos das turmas que participaram do programa só agora”, menciona Hilário Zornitta – um dos responsáveis pelo Programa.

Guiados pelo operador e engenheiro Ambiental Hilário Zornitta e a fiscal de Saúde Pública, engenheira Química Tânia Pedrelli, os professores que já conheciam e receberam em sala as palestras do PEA Jacamasa, conheceram um pouco da história do Saneamento Básico, a importância e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário em Balneário Camboriú, passando por todas as etapas na ETE.

“O PEA tem objetivo de conscientizar as pessoas sobre a educação ambiental, e o papel de cada indivíduo na conservação do meio ambiente para termos praias e rios limpos e para isso, o tratamento de esgoto no Município é fundamental. E a participação dos professores no trabalho com os alunos é muito importante”, ressaltou Hilário.

Os professores receberam ainda, a visita do mascote Jacamasa, o jacaré mais querido de BC, que entregou uma ecobg com uma caneca personalizada e o livro do Programa. As atividades do PEA nas escolas tiveram uma pausa em 2020 e 2021 devido a pandemia da Covid-19 e a previsão é retomar as visitas com palestras em 2022, iniciando pelos Núcleos de Educação Infantil.

Sobre o PEA – JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – Jacamasa, da Emasa é desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação.

O objetivo do PEA é capacitar professores, alunos, colaboradores e a população do Município, a respeito de práticas sustentáveis e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário: conscientizá-los sobre a importância do tratamento de esgoto; das práticas para a conservação da rede pública; a correta utilização do sistema domiciliar de coleta de esgoto; e o papel dos diferentes atores sociais na conservação da qualidade dos recursos naturais. 


Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000

Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: André Felipe da Cunha

www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc



Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!