Notícias

  • 18.10.2021 - 11:42h

Rio Camboriú segue com nível elevado na primeira quinzena de outubro

O Rio Camboriú, responsável por abastecer os municípios de Balneário Camboriú e Camboriú, segue com nível elevado nesta primeira quinzena de outubro. No monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) nesta segunda-feira (18), apontava 2.57 metros na régua de medição, com vazão média de 500 ls.


  • 15.10.2021 - 14:48h

Período chuvoso interfere no andamento da obra do Rio das Ostras

O período chuvoso na região, incluindo Balneário Camboriú, está interferindo no andamento da obra de limpeza das margens, dragagem e readequação da calha do Rio das Ostras. Há cerca de duas semanas, os trabalhos estão limitados devido à chuva persistente e o nível do rio mais elevado, que interferem diretamente na completa execução das frentes de trabalho em andamento.


  • 15.10.2021 - 14:04h

Programa Se Liga na Rede faz ação em ruas dos bairros das Nações e Nova Esperança neste sábado

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), por meio do Programa Se Liga na Rede, faz uma ação neste sábado (16) a partir das 8h, em algumas ruas dos bairros das Nações e Nova Esperança. Devido a reclamações de mal cheiro nas localidades e análise prévia de sobrecarga na rede, será realizado o teste de fumaça, para verificar o funcionamento do sistema da rede coletora de esgoto na região.


  • 14.10.2021 - 16:40h

Professores recebem livro do PEA Jacamasa e visitam Estação de Tratamento de Esgoto

Os professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Balneário Camboriú, visitaram na última semana a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Na ocasião, 19 professores que representam os Centro de Educação (CEM) e são os responsáveis pelo Programa Terra Limpa nas escolas, receberam o livro que foi produzido durante a primeira temporada do Programa de Educação Ambiental (PEA) Jacamasa.


  • 14.10.2021 - 14:28h

Estudo vai direcionar investimentos na infraestrutura de saneamento em Balneário Camboriú

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) está contratando uma empresa especializada para estudo e formatação de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para melhorar ainda mais a estrutura de saneamento do Município. O estudo se faz necessário ante o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, normativa que levará todos os Municípios brasileiros a um novo patamar na área de saneamento. Esse estudo trará, também, uma avaliação da situação hídrica na bacia do Rio Camboriú, projetando a capacidade futura necessária ao abastecimento de água da cidade.



  • 08.10.2021 - 12:31h

EMASA não terá atendimento presencial na segunda e terça-feira, feriado nacional

O Balcão de Atendimento da EMASA não terá atendimento presencial na próxima segunda (11) e terça-feira (12) - ponto facultativo (Decreto nº 10.559, de 06 de outubro de 2021) e feriado nacional de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. O atendimento normal retorna na quarta-feira (13), das 8h às 18h.


  • 08.10.2021 - 12:23h

Ponte da Rua Maria Mansoto no Rio das Ostras é liberada provisoriamente para passagem

Foi liberada provisoriamente nesta sexta-feira (08), a passagem na ponte da Rua Maria Mansoto, no Bairro São Judas, incluída na obra do Rio das Ostras. Em razão do fim de semana com feriado prolongado, e a necessidade de interditar a Rua Júlio Graciliano para outra etapa da obra, foi liberada a pista de rolagem para o trânsito de veículos e as calçadas para pedestres. Porém, é importante ressaltar que o trabalho na ponte ainda não terminou, e na próxima quarta-feira (13), continuam com a preparação da pista para pavimentação asfáltica, execução de meio fio e os acabamentos necessários. A previsão de conclusão total é até o fim de outubro.


  • 05.10.2021 - 13:20h

Rio das Ostras: obra na ponte da Rua Maria Mansoto avança para mais uma etapa

A obra da ponte na Rua Maria Mansoto, contemplada no projeto de limpeza das margens, dragagem e readequação de calha do Rio das Ostras, avança para mais uma etapa, com a concretagem da estrutura, incluindo as calçadas em paver. Ao lado da ponte no trecho 06, segue a instalação de gabião caixa (contenção nas margens). Durante a semana, uma outra equipe trabalha no trecho 02 (próx. ruas Paulo Cunha e José Alves Cabral, Nova Esperança).


  • 04.10.2021 - 11:02h

Nível do Rio Camboriú se mantém acima da média em outubro

O nível do Rio Camboriú se mantém acima da média nos primeiros dias do mês de outubro, seguindo as mesmas condições dos últimos meses. No monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) nesta segunda-feira (04), apontava 1.68 metros na régua de medição, com vazão média de 500 ls. O sistema de captação, tratamento e distribuição de água segue normalmente.


  • 28.09.2021 - 11:36h

Emasa lança campanha interna para reduzir uso de copos descartáveis

Com objetivo de reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis em todas as suas unidades, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) lançou através do Programa de Educação Ambiental - Jacamasa, a campanha interna “Adote uma caneca”, incentivando a utilização de recipientes reutilizáveis em seu lugar.


  • 27.09.2021 - 12:13h

Reservatório R2 é higienizado e Emasa recomenda economia de água na região Sul

Nesta terça e quarta-feira (28 e 29) a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), executa a limpeza do reservatório R2, localizado na Estrada Geral do Barranco, no Bairro Nova Esperança. O serviço será das 8h às 18h, sendo executado em um, dos dois módulos que compreendem o R2 em cada dia, para evitar o desabastecimento da região Sul, que compreende os bairros: Nova Esperança, Vila Real, Jardim Iate Clube, Municípios, Barra e São Judas. Mas, a Emasa recomenda que os moradores economizem água neste período.


  • 27.09.2021 - 10:57h

Monitoramento do Rio Camboriú aponta boas condições

O monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), para acompanhar as condições do nível do Rio Camboriú, aponta boas condições nos últimos dias. Nesta segunda-feira (27) marcava 1.59 metros com vazão média de 500 ls. O sistema de captação, tratamento e distribuição de água segue normalmente.


  • 27.09.2021 - 10:34h

Emasa, ASBALC e entidades tratam sobre Declaração de Regularidade Sanitária

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) se reuniu na última semana, com representantes da Associação dos Síndicos de Balneário Camboriú (ASBALC); da União das Associações de Moradores de Balneário Camboriú (UNIBAC); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Balneário Camboriú e região (SINDISOL); Associação dos Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú (ABRES); e Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON), para tratar do novo prazo e os procedimentos de entrega da Declaração de Regularidade Sanitária de edificações, prorrogado até o dia 30 de abril de 2022.


  • 23.09.2021 - 13:34h

Professores da Rede Municipal conhecem Programa de Educação Ambiental da Emasa

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), já iniciou os preparativos para retomar as atividades nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com a participação do mascote JACAMASA no próximo ano. E nesta quarta-feira (22), 27 professores da educação infantil, um representante de cada Núcleo, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança e conheceram como é a dinâmica do PEA com os alunos.


  • 23.09.2021 - 10:36h

Obra na ponte da Rua Maria Mansoto pode afetar abastecimento nesta tarde

A obra na ponte da Rua Maria Mansoto, contemplada no projeto de limpeza das margens, dragagem e readequação de calha do Rio das Ostras, segue com a implantação de galerias celulares e a colocação de estacas de sustentação. Na tarde desta quinta-feira (23), devido uma escavação mais profunda e próxima da rede adutora de água, será necessário fechar o registro que abastece a região, podendo ocasionar baixa pressão ou falta de água no Bairro da Barra das 14h às 18h.


  • 22.09.2021 - 13:11h

Intervenção na Rua Agrolândia altera o trânsito nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (23) das 8h às 17h, a Emasa fará uma intervenção na Rua Agrolândia (nº 430) entre as ruas Dom Felipe e Dom Daniel, para execução de uma nova ligação de rede coletora de esgoto no local. Com isso, no trecho em obras o trânsito ficará em meia pista, e com interdição das vagas de estacionamento de ambos os lados.


  • 22.09.2021 - 11:51h

Vídeo inspeção na rede de água pode afetar abastecimento em três regiões nesta quinta-feira

Para garantir a qualidade da água, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) executa nesta quinta-feira (23) a partir das 8h, uma vídeo inspeção na rede de água em três ruas: Anitápolis (Municípios); Hermógenes Assis Feijó (Barra); e Dinah Silveira de Queiroz (Praia dos Amores). Com isso, o abastecimento dessas regiões poderá ser afetado com baixa pressão ou falta de água.


  • 22.09.2021 - 11:40h

Rede de água na Av. Brasil esquina com Rua 2300 é rompida e afeta abastecimento na região

Na manhã desta quarta-feira (22), a Emasa foi informada do rompimento de uma rede de água na Avenida Brasil - esquina com a Rua 2300. Equipes já estão no local para executar o conserto emergencial. Com isso, o abastecimento na região entre Av. Atlântica e Terceira Avenida - Rua 2000 até 2500 - deve ser afetado com baixa pressão ou falta de água.



  • 20.09.2021 - 12:14h

Balneabilidade é positiva em toda Praia Central aponta relatório do IMA

Relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina divulgado neste mês de setembro a partir de amostras colhidas em 30 de agosto último, mostram todos os pontos de coleta da Praia Central de Balneário Camboriú com balneabilidade positiva, portanto próprios para banho.


  • 20.09.2021 - 10:27h

Rio Camboriú registra níveis acima da média

O Rio Camboriú que abastece as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú vem registrando níveis acima da média nos últimos meses. No monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (20) marcava 1.67 metros com vazão média de 500 ls. O sistema de captação, tratamento e distribuição de água segue normalmente.


  • 17.09.2021 - 14:25h

Lixeiras do Pontal Norte ganham adesivos de conscientização do JACAMASA

As lixeiras do Pontal Norte que ficam no entorno do Rio Marambaia estão de cara nova. Os equipamentos foram adesivados com o desenho do Jacamasa - o mascote da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) - e frases de conscientização “Obrigado por deixar a praia limpa”, incentivando a população a cuidar da praia, jogando o lixo no lugar certo.


  • 16.09.2021 - 10:24h

Estudo necessário para revitalização do Rio Marambaia é concluído

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), recebeu nesta semana o relatório final dos estudos ambientais, hidrológico e hidráulico para o Parque Linear do Canal Marambaia. O estudo é necessário para efetuar a etapa de Revitalização do Rio Marambaia da Rua 1.901 até a desembocadura no Pontal Norte, atendendo as exigências do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para obter o licenciamento ambiental.


  • 14.09.2021 - 15:56h

Emasa faz manutenção em hidrômetros para melhorar abastecimento na região Central

Conhecido também como relógio, o hidrômetro é o equipamento que mede o consumo de água nos imóveis. Dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, o aparelho desgasta, havendo a necessidade de manutenção ou até a substituição por um novo equipamento. Para garantir a qualidade do abastecimento, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), iniciou a manutenção em hidrômetros da região Central da cidade, principalmente, com a limpeza ou substituição da peneira.


  • 13.09.2021 - 10:42h

Rio Camboriú mantém boas condições no mês de setembro

O Rio Camboriú que abastece as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú mantém as boas condições no mês de setembro, com nível acima da média. No monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (13) marca 1.64 metros com vazão média de 500 ls.


  • 10.09.2021 - 16:31h

Obra da rede coletora de esgoto terá duas frentes de trabalho neste sábado

A obra de implantação da rede coletora de esgoto terá duas frentes de trabalho neste sábado (11), no Estaleiro e Estaleirinho. Uma equipe segue com a execução na Rua Osória Maria Mafra (Estaleiro), que compreende 240 metros de rede; e a outra frente é no final da Rua Venância Rita da Conceição (Estaleirinho) com início da mobilização para implantação de 90 metros de rede. O serviço será das 7h às 17h e as duas vias ficam totalmente interditadas no período.


  • 09.09.2021 - 17:21h

Rio das Ostras: obra na ponte da Rua Maria Mansoto segue com execução das galerias

A obra da ponte localizada na Rua Maria Mansoto, contemplada no projeto de limpeza das margens, dragagem e readequação de calha do Rio das Ostras, segue com a execução das galerias celulares. A demolição da antiga ponte já foi feita e, em substituição, são instaladas as galerias para aumentar a capacidade de vazão da água do rio no local, para evitar os alagamentos que ocorriam quando chovia muito.


  • 08.09.2021 - 15:01h

Estações Elevatórias dos bairros recebem limpeza preventiva

Para manter o bom funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) realiza semanalmente a limpeza dos cestos das Estações Elevatórias de Efluentes. E durante esta semana, o serviço ocorre nas elevatórias dos bairros, como na EE Campo Erê, no Bairro dos Municípios.



  • 03.09.2021 - 11:58h

Realocação de rede pode afetar abastecimento na Barra e São Judas neste sábado

Neste sábado (04) a partir das 8h, a Emasa executa a realocação da rede de água da nova ponte na Rua Maria Mansoto, incluída na obra do Rio das Ostras. Com isso, o abastecimento nos bairros da Barra e São Judas pode ser afetado com baixa pressão ou falta de água no período em obras. A previsão de conclusão é até às 18h.


  • 02.09.2021 - 16:34h

Implantação da rede coletora de esgoto segue em novas ruas do Estaleiro e Estaleirinho

A implantação da rede coletora de esgoto segue com três frentes de trabalho durante esta semana, em ruas dos bairros Estaleiro e Estaleirinho, sendo: Avenida Rodesindo Pavan (entre ruas Anaor Romário Pereira e Higino João Pio) e Rua Alcides Antônio da Silva, no Estaleirinho; e Rua Napoleão Vieira, no Estaleiro. Em todas as ruas o acesso fica restrito aos moradores.


  • 02.09.2021 - 14:17h

Interligação de rede pode afetar abastecimento na Vila Real e Iate Clube nesta sexta

Nesta sexta-feira (03) a partir das 8h, a Emasa executa uma interligação em rede de água na 5ª Avenida (nº 990/ frente Univali), sendo a continuação da ampliação de rede de distribuição em 20 metros, para atender a demanda de novas ligações no local. Com isso, o abastecimento nos bairros Vila Real e Iate Clube pode ser afetado com baixa pressão ou falta de água no período em obras. A previsão de conclusão é até às 12h.


  • 01.09.2021 - 10:44h

Intervenção da Emasa na 5ª Avenida altera trânsito nesta quinta-feira

A Emasa executa nesta quinta-feira (02) entre 8h30 e 17h30, uma intervenção na 5ª Avenida (nº 990/ frente Univali) - para uma nova ligação de água. Devido à complexidade do serviço, terá alteração no trânsito de obstrução parcial da via com bloqueio de uma faixa de rolamento por vez.



  • 30.08.2021 - 17:56h

Conserto de adutora pode afetar abastecimento de bairros da região Sul nesta terça-feira

Nesta terça-feira (31) a partir das 8h, a Emasa executa o conserto de uma adutora de 500mm, rompida acidentalmente pela Autopista Litoral Sul. Com isso, o abastecimento dos bairros da região Sul - Barra, São Judas, Nova Esperança, Jardim Parque Bandeirantes e Loteamento Schultz - poderão ser afetados com baixa pressão ou falta de água durante todo o dia. A previsão de conclusão do serviço é até às 18h.


  • 30.08.2021 - 12:28h

Ruas do Bairro Nova Esperança recebem limpeza preventiva durante a semana

Algumas ruas do Bairro Nova Esperança estão no cronograma de limpeza preventiva da rede coletora de esgoto durante esta semana. A limpeza, necessária para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município, iniciou nesta segunda-feira (30) nas ruas Belmiro Diogo Cordeiro e José Luiz dos Reis.


  • 30.08.2021 - 10:44h

Rio Camboriú apresenta bons níveis nesta semana

O Rio Camboriú, que abastece as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú apresenta bons níveis nesta semana. No monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (30) marcava 1.57 metros com vazão média de 500 ls.


  • 27.08.2021 - 15:34h

Implantação da rede coletora terá frente de trabalho neste sábado no Estaleirinho

A implantação da rede coletora de esgoto segue com as obras nos bairros Estaleiro e Estaleirinho e neste sábado (28), terá frente de trabalho na Avenida Rodesindo Pavan – entre as ruas Anaor Romário Pereira e Higino João Pio, no Estaleirinho. Das 7h às 16h, o trânsito no trecho ficará em meia pista, com identificação para orientar os motoristas.



  • 23.08.2021 - 15:21h

Rio das Ostras: obra na ponte da Rua Maria Mansoto inicia nesta terça-feira

A obra da terceira ponte contemplada no projeto de limpeza das margens, dragagem e readequação de calha do Rio das Ostras, localizada na Rua Maria Mansoto na Barra, inicia nesta terça-feira (24). Para execução do serviço, com previsão de até 30 dias, o trecho da via que compreende a ponte ficará interditado, com desvio já pela ponte nova, que será liberada na terça.


  • 23.08.2021 - 11:38h

Nível do Rio Camboriú se mantém estável

O nível do Rio Camboriú se mantém estável nos últimos dias, conforme aponta o monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Nesta segunda-feira (23) marcava 1.54 metros com vazão média de 550 ls. O sistema de captação, tratamento e distribuição de água segue normalmente.



  • 20.08.2021 - 11:12h

Intervenções na Rua Edgar Linhares altera trânsito na próxima segunda-feira

A Emasa executa na segunda-feira (23) entre 8h e 18h, uma intervenção na Rua Edgar Linhares – entre Marginal e nº 101 – Bairro Nova Esperança, para novas ligações de água e esgoto. Devido à complexidade dos serviços, ocorrerá alteração no trânsito com obstrução parcial da via. Os locais estarão sinalizados para orientar os motoristas.


  • 19.08.2021 - 16:07h

Nova ponte no Rio das Ostras é asfaltada e recebe acabamentos para liberação

A nova ponte no Rio das Ostras – entre as ruas Pedro Pinto Felipe e Sargento Mário Manoel Rodrigues, na Barra – recebe a pavimentação asfáltica e os últimos acabamentos necessários nas calçadas, meio-fio e corrimão, durante esta semana. A previsão é que a ponte fique pronta e liberada para o tráfego de veículos até a próxima segunda-feira (23).


  • 18.08.2021 - 14:50h

Implantação da rede coletora de esgoto inicia em ruas do Bairro Estaleiro

A implantação da rede coletora de esgoto iniciou nesta semana no Bairro Estaleiro, com frentes de trabalho nas ruas: Rua José Araújo, com 329 metros de rede e Rua Napoleão Vieira, com 356 metros. A previsão de execução em ambas, são de aproximadamente 10 dias de trabalho. Outras duas frentes seguem no Estaleirinho, sendo nas ruas: Rua Lauro Soares (194 metros) e Rua Paulo João Ramos (58 metros rede).



  • 16.08.2021 - 13:27h

Monitoramento aponta estabilidade acima da média do Rio Camboriú nos últimos dias

O monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) sobre as condições do Rio Camboriú, apontou estabilidade de nível acima da média nos últimos dias. Nesta segunda-feira (16) marcava 1.64 metros com vazão média de 550 ls. O sistema de captação, tratamento e distribuição de água segue normalmente.


  • 13.08.2021 - 15:24h

Muro da Estação de Tratamento de Água da Emasa ganha painel urbano temático

O muro da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Emasa começou a receber os primeiros esboços dos desenhos e cores da pintura de um painel urbano temático, que irá compor toda a sua extensão - da Avenida das Flores até a Marginal Leste. A iniciativa é uma parceria entre a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e a Fundação Cultural (FCBC), assinada pelo artista Nando Cardoso.


  • 12.08.2021 - 17:20h

Duas propriedades são vistoriadas pela equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú

A equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú visitou duas propriedades durante a semana, nas localidades da Limeira e no Braço. Com auxílio de drone, além de verificar se os proprietários seguem cumprindo os requisitos que contribuem com conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, foi feita a coleta de água nos locais para verificar a qualidade do líquido.





| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Última página

Total de 1352 registros