Notícias

  • 06.07.2022 - 14:08h

Plano Municipal de Saneamento é discutido com bairros Vila Real, Municípios e Iate Clube

O trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú, está em sua terceira etapa, que envolve a participação popular, por meio de reuniões setoriais com a comunidade. Nesta terça-feira (05), o encontro foi com os bairros: Vila Real, Municípios, Jardim Iate Clube. Na quinta (07), às 19h, terá a última reunião, com os moradores da Barra e São Judas, no CEM Dona Lili – Rua Fermino Taveira Cruz, nº219, Barra.


  • 05.07.2022 - 13:07h

Moradores do Centro e Estados participaram da reunião do Plano Municipal de Saneamento

Dando continuidade as reuniões setoriais para o trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú, na noite desta segunda-feira (04), o encontro foi com os moradores do Centro e Estados. Já nesta terça (05) às 19h, é a vez de se reunir com os bairros: Vila Real, Municípios, Jardim Iate Clube, no CEM Prof. Armando César Ghislandi – Rua Dom Diniz, 450, Vila Real.


  • 04.07.2022 - 17:33h

Intervenção em rede de água pode afetar abastecimento em trecho da Avenida Atlântica

Nesta terça-feira (05) a partir das 8h, a Emasa fará uma intervenção para nova ligação de água na Avenida Atlântica, próximo à Avenida da Lagoa. Devido à complexidade do serviço, será necessário fechar o registro que abastece a região, podendo ser afetado com baixa pressão ou falta de água na Av. Atlântica – Praça Almirante Tamandaré até Rua 101.


  • 04.07.2022 - 15:15h

Emasa reforça prazo para entrega da Declaração de Regularidade Sanitária

Falta menos de dois meses para o prazo de entrega da Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações, junto à Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). O documento deve ser protocolado até o dia 31 de agosto de 2022, conforme a Lei nº 4.630, de 29 de abril de 2022 – que altera o dispositivo da Lei nº 4.260 – disponível no site https://leismunicipais.com.br.


  • 04.07.2022 - 14:02h

Monitoramento do Rio Camboriú aponta nível acima da média nos últimos dias

O nível do rio se manteve acima da média durante todo o mês de junho, e segue em boas condições nos primeiros dias de julho. No monitoramento diário do Rio Camboriú, realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (04), marcava 1.64 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo. A captação, tratamento e o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú também ocorre normalmente.


  • 01.07.2022 - 14:04h

Nova Esperança e Jardim Parque Bandeirantes participaram de reunião do PMSB

Os moradores dos bairros Nova Esperança e Jardim Parque Bandeirantes, tiveram a oportunidade de participar na noite desta quinta-feira (30), da reunião setorial para o trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú. Na próxima segunda-feira (04), o encontro será com moradores do Centro e Estados, às 19h, na Câmara de Vereadores – Av. das Flores, 675, Estados.


  • 30.06.2022 - 16:47h

Alunos de 4º e 5º ano visitam Estação de Tratamento de Água da Emasa

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) - JACAMASA, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), recebeu alunos do Colégio Recriarte de Camboriú, para uma visita na Estação de Tratamento de Água, nesta quarta-feira (29). Divididos entre manhã e tarde, 55 estudantes de quatro turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, conheceram todo processo e as etapas do tratamento da água, até chegar às torneiras das casas.


  • 30.06.2022 - 15:29h

WhattsApp Comercial da Emasa está fora do ar temporariamente

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), está temporariamente sem atendimento via Fala Emasa - WhatsApp Comercial. O aplicativo WhatsApp Business, utilizado para o contato com os consumidores, está apresentando problemas há alguns dias, e nesta quinta-feira (30), travou para o envio e recebimento de mensagens.


  • 29.06.2022 - 12:49h

Quinta-feira tem reunião do Plano Municipal de Saneamento Básico na região do Nova Esperança

Nesta quinta-feira (30), é a vez da região dos bairros Nova Esperança e Jardim Parque Bandeirantes, terem a reunião setorial para o trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú. O encontro com a participação popular, será às 19h, no CEM Nova Esperança – Rua José Honorato da Silva, s/n, Nova Esperança.


  • 28.06.2022 - 14:25h

Praias Agrestes terá reunião do Plano Municipal de Saneamento nesta terça

A primeira reunião setorial para o trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano de Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú, ocorreu nesta segunda-feira (27), com a região que compreende os bairros: das Nações, Pioneiros, Ariribá, e Praia dos Amores. Nesta terça-feira (28), o encontro com a participação popular, será com a região das Praias Agrestes, às 19h, no Centro Comunitário Estaleiro – Rua Vereador Domingos Fonseca, s/n, Estaleiro.


  • 27.06.2022 - 12:08h

Rio Camboriú permanece em boas condições nesta segunda-feira

O Rio Camboriú se mantém em boas condições em mais uma semana. No monitoramento diário realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (27), marcava 1.65 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo. A captação, tratamento e o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú também ocorre normalmente.



  • 24.06.2022 - 14:54h

Reuniões setoriais do Plano Municipal de Saneamento Básico de BC iniciam segunda-feira

Iniciam na próxima semana, as reuniões setoriais para o trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano de Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú. O primeiro encontro com a participação popular, será nesta segunda-feira (27), com a região que compreende os bairros: das Nações, Pioneiros, Ariribá, Praia dos Amores. A reunião será às 19h, no CEM Presidente Médici – Rua Paraguai, 1005, Nações.



  • 23.06.2022 - 11:36h

Ruas do Bairro da Barra terão teste de fumaça neste sábado

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), por meio do Programa Se Liga na Rede, segue com as ações para verificar a situação das ligações hidrossanitárias e garantir a qualidade do saneamento e das águas de rios e mares de Balneário Camboriú. Neste sábado (25), a equipe executa teste de fumaça em ruas do Bairro da Barra, das 8h às 17h.


  • 22.06.2022 - 11:31h

Obra da rede coletora no Estaleiro e Estaleirinho é executada em 60%

A obra de implantação da rede coletora de esgoto no Estaleiro e Estaleirinho – únicos bairros que ainda não possuem saneamento em Balneário Camboriú – atingiu 60% do projeto. Com a conclusão prevista até o fim de 2022, o Município atingirá a universalização do saneamento, já sendo considerada a cidade mais saneada do Estado e, uma das 116 cidades brasileiras que está neste patamar.


  • 21.06.2022 - 12:31h

Migração de sistema da Emasa pode gerar divergências em faturas

Para garantir a continuidade e qualidade dos serviços de atendimento ao consumidor prestados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), o sistema que faz a leitura dos hidrômetros e emissão das faturas, está sendo migrado para uma tecnologia mais moderna e segura. Porém, até a total transferência de dados e estabilidade do novo sistema, poderá gerar divergências em algumas faturas.


  • 20.06.2022 - 11:44h

Semana inicia com nível do Rio Camboriú acima da média

Mais uma semana em que o Rio Camboriú segue com nível acima da média. No monitoramento diário realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (20), marcava 1.64 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo. A captação, tratamento e o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú também ocorre normalmente.


  • 14.06.2022 - 15:16h

EMASA não terá atendimento presencial no feriado de Corpus Christi

O Balcão de Atendimento da EMASA terá horário diferenciado nesta semana, em razão do feriado de Corpus Christi – estabelecido por meio do Decreto n° 10.707/2022, que fixa o calendário de feriados e pontos facultativos em Balneário Camboriú. Portanto, não terá atendimento presencial na quinta-feira (16) – feriado Municipal de Corpus Christi e sexta-feira (17) – ponto facultativo. Sábado (18), o atendimento será normal, das 9h às 12h.



  • 13.06.2022 - 15:04h

Obra na Estação de Tratamento de Esgoto da Emasa segue para mais uma etapa

A obra na lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), segue para mais uma etapa. Além de melhorar o sistema, a obra que iniciou na primeira semana de março, vai corrigir um problema na principal etapa do tratamento biológico dos efluentes - onde se processa toda a limpeza do esgoto - para substituir a geomembrana que impermeabiliza o tanque de aeração e foi rompida, como é chamado o local.


  • 13.06.2022 - 12:20h

Rio Camboriú mantém nível elevado nesta segunda-feira

O Rio Camboriú segue com nível elevado nesta semana. No monitoramento diário realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (13), marcava 1.67 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo. A captação, tratamento e o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú também ocorre normalmente.


  • 09.06.2022 - 14:58h

Emasa migra sistema que faz leitura e emissão de faturas

Desde o dia 23 de maio deste ano, a prestação dos serviços de Atendimento Comercial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) está com nova gestão, que inclui os serviços de leitura e emissão simultânea de fatura de água e esgoto e aviso de débito. Junto com mudança na operacionalização dos serviços comerciais, também ocorreu a migração de sistema, que faz a leitura dos hidrômetros e emissão das faturas. Com isso, ocorreu uma falha no envio das faturas aos imóveis dos bairros das Nações, Ariribá e Estados - referente ao consumo do mês de maio com vencimento em junho/2022.


  • 09.06.2022 - 11:56h

Bairros da Barra e São Judas terão teste de fumaça do Se Liga na Rede

O Programa Se Liga na Rede da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), executa neste sábado (11), das 8h às 17h, teste de fumaça em ruas dos Bairros da Barra e São Judas. Essa é uma das ações para verificar a situação das ligações hidrosanitárias e garantir a qualidade do saneamento e das águas de rios e mares de Balneário Camboriú.


  • 07.06.2022 - 15:15h

Produtor de Água do Rio Camboriú é apresentado em eventos da Semana do Meio Ambiente

O Produtor de Água do Rio Camboriú, programa da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), que destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, foi apresentado em eventos alusivos a Semana do Meio Ambiente. O projeto vem sendo referência para outros municípios catarinenses e do Brasil.


  • 07.06.2022 - 11:17h

Intervenção na Estação Elevatória da Rua 2950 nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (08) a partir das 8h30, a Emasa fará uma intervenção na Estação Elevatória de Esgoto da Rua 2950, para instalação de um ponto de abastecimento dos caminhões hidrojato. Devido à complexidade do serviço, será necessário fechar o registro que abastece a região e o abastecimento pode ser afetado com baixa pressão ou falta de água na Rua 2950 – Av. Brasil até Terceira Avenida.


  • 06.06.2022 - 12:07h

Mês de junho inicia com boas condições para o Rio Camboriú

O nível do Rio Camboriú segue em boas condições neste início do mês de junho. No monitoramento diário realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (06), marcava 2.10 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo. A captação, tratamento e o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú também ocorre normalmente.


  • 03.06.2022 - 14:17h

Intervenção na Av. Normando Tedesco afeta abastecimento e trânsito na segunda-feira

Na segunda-feira (06) a partir das 8h30, a Emasa fará uma intervenção na Avenida Normando Tedesco, para nova ligação de água em um empreendimento. Devido a complexidade do serviço, será necessário fechar o registro que abastece a região e o abastecimento pode ser afetado com baixa pressão ou falta de água na Barra Sul, a partir da Rua 3700.


  • 02.06.2022 - 15:13h

Posto de Atendimento da Emasa na Barra terá novo horário

Atendendo uma demanda dos moradores da região Sul, o Posto de Atendimento da Emasa na Barra, terá novo horário de funcionamento a partir da próxima segunda-feira (06). Os atendimentos serão das 8h às 11h e das 12h às 18h. O Posto fica na Casa Linhares, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra.


  • 01.06.2022 - 16:43h

Rede coletora do Calçadão da Central, Ruas 11 e 15 recebe limpeza preventiva nesta quinta-feira

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), segue com a limpeza preventiva na rede coletora de esgoto da região Central de Balneário Camboriú. Nesta quinta-feira (02), o serviço executado por meio dos poços de visita (PV), será no Calçadão da Central e nas Ruas 11 e 15 – das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Conforme a execução, as vias ficam totalmente bloqueadas.


  • 01.06.2022 - 15:54h

Equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento visita Produtor de Água do Rio Camboriú

Responsável pela criação do Produtor de Água em todo território nacional, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi quem inspirou a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), a implantar o Produtor de Água do Rio Camboriú no ano de 2009. Nesta terça-feira (31), uma equipe da ANA e um representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) de Santa Catarina, estiveram visitando o projeto, que foi pioneiro no Estado.


  • 31.05.2022 - 14:02h

2ª Parada Sustentável celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em BC

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, terá no próximo sábado (04), 2ª edição da Parada Sustentável BC. Promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e Programa Recicla BC, a ação ocorre das 10h às 12h, em frente à sede da Emasa – Quarta Avenida, 250, Centro – com a presença do mascote JACAMASA.


  • 30.05.2022 - 14:48h

Comitês participam de oficina do Plano Municipal de Saneamento Básico de BC

A formação e capacitação dos Comitês Executivo e de Coordenação para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano de Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú, será nesta quinta-feira (02), das 13h30 às 17h30, na sede do Sinduscon (Rua Angelina, nº 555, Bairro dos Municípios). Esses grupos de trabalho, são formados por representantes (titular e suplente) de órgãos públicos municipais; conselhos; sociedade civil organizada; universidades; e associação de moradores.


  • 30.05.2022 - 10:49h

Nível do Rio Camboriú chega a dois metros nesta segunda-feira

O nível do Rio Camboriú permanece com o volume acima da média dos últimos meses. Nesta segunda-feira (30), no monitoramento diário realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), marcava 2.04 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo. A captação, tratamento e o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú também ocorre normalmente.


  • 26.05.2022 - 17:26h

Obra de implantação da rede coletora segue no Estaleiro e Estaleirinho

A obra de implantação da rede coletora de esgoto segue em ruas dos Bairros Estaleiro e Estaleirinho – únicos que ainda não possuem saneamento em Balneário Camboriú. Nesta sexta-feira (27), as Ruas Higino João Pio e Victório Fornerolli, no Estaleirinho, serão parcialmente interditadas - das 7h às 18h - devido complexidade no serviço.


  • 26.05.2022 - 14:36h

Município de Erechim conhece projeto Produtor de Água do Rio Camboriú

O Produtor de Água do Rio Camboriú, programa da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), vem servindo de exemplo para outros municípios catarinenses. O projeto criado há 11 anos, com objetivo de contribuir com a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, também foi apresentado na última semana para servidores da Prefeitura Erechim.


  • 24.05.2022 - 11:58h

Emasa faz limpeza preventiva da rede coletora nas Ruas 2550 e 2500 nesta quarta e quinta-feira

A limpeza preventiva na rede coletora de esgoto nas ruas de Balneário Camboriú, executada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), visa a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município. Até abril deste ano, cerca de 150 ruas já foram contempladas. Nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, o serviço feito por meio dos poços de visita (PV), será executado nas Ruas 2550 e 2500.


  • 23.05.2022 - 13:49h

Emasa faz intervenção na Avenida Atlântica com Rua 1400 nesta terça-feira

Nesta terça-feira (24), a partir das 8h30, a Emasa executa uma intervenção na Avenida Atlântica, esquina com a Rua 1400, para deslocamento de um cavalete de hidrômetro. Com isso, o abastecimento pode ser afetado com baixa pressão ou falta de água na região da Rua 1900 até o Calçadão da Av. Central – entre Av. Atlântica e Av. Brasil.


  • 23.05.2022 - 12:55h

Rio Camboriú segue com nível acima da média nesta semana

A semana inicia com o nível do Rio Camboriú elevado, seguindo o volume acima da média dos últimos meses. No monitoramento diário realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) nesta segunda-feira (23), marcava 1.73 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo.



  • 19.05.2022 - 11:44h

Sábado terá teste de fumaça do Se Liga na Rede em ruas do Bairro Nova Esperança

Por meio do Programa Se Liga na Rede, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) segue com as ações para verificar a situação das ligações hidrosanitárias e garantir a qualidade do saneamento e das águas de rios e mares de Balneário Camboriú. Neste sábado (21), a equipe realiza mais uma vez, teste de fumaça e vídeo inspeção em ruas no Nova Esperança, das 8h às 17h.


  • 18.05.2022 - 10:05h

Atendimento Comercial da Emasa têm nova gestão para prestação de serviços

A partir da próxima segunda-feira (23), a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) terá nova gestão para prestação dos serviços de Atendimento Comercial, leitura e emissão simultânea de fatura de água e esgoto e aviso de débito. A operacionalização dos serviços comerciais será prestada pela empresa terceirizada Atlantis Saneamento Ltda, mediante processo licitatório, pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado.


  • 17.05.2022 - 12:26h

Ruas 900 e 908 recebem limpeza preventiva da rede coletora nesta quarta-feira

Para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário de Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) executa diariamente, a limpeza preventiva na rede coletora de esgoto nas ruas da cidade. Atualmente, o serviço feito por meio dos poços de visita (PV), está na região Central, e nesta quarta-feira (18), ocorre nas Ruas 900 e 908 (entre Rua 1520 e Av. Central) – das 8h às 12h.


  • 16.05.2022 - 14:54h

Propriedades participantes do Produtor de Água do Rio Camboriú são vistoriadas

Participantes do Produtor de Água do Rio Camboriú desde 2014, quatro propriedades foram vistoriadas pela equipe na última semana. A visita em cada propriedade ocorre a cada seis meses, para verificar se os proprietários estão cumprindo os requisitos que contribuem com a conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, e assim, estarem aptos a receberem o auxílio pago pela Emasa pelos serviços ambientais prestados.


  • 16.05.2022 - 11:43h

Monitoramento do Rio Camboriú aponta nível acima da média nesta segunda-feira

O monitoramento diário do Rio Camboriú realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) aponta níveis acima da média nos últimos dias. Nesta segunda-feira (16), marcava 1.76 metros na régua de medição e vazão média de 600 litros por segundo. A captação, tratamento e o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú também ocorre normalmente.


  • 12.05.2022 - 17:30h

Emasa continua com teste de fumaça no Bairro Nova Esperança neste sábado

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), por meio do Programa Se Liga na Rede, mantém ações diárias para verificar a situação das ligações hidrosanitárias e garantir a qualidade do saneamento e das águas de rios e mares de Balneário Camboriú. Entre elas, segue nas fiscalizações com testes de fumaça e vídeo inspeção em diferentes bairros, e neste sábado (14), a ação será em ruas no Nova Esperança, das 8h às 17h.


  • 12.05.2022 - 15:59h

Professores da Educação Infantil conhecem novidades do Programa de Educação Ambiental da Emasa

Com o Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta de cenário, os professores da Educação Infantil de Balneário Camboriú tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (11). Em um bate papo informal, conheceram a dinâmica e as novidades para 2022 do Programa de Educação Ambiental (PEA) - JACAMASA, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Educação. A programação deste ano nas escolas inclui os 27 Núcleos de Educação Infantil, com previsão para iniciar em junho, na Semana do Meio Ambiente.



  • 11.05.2022 - 11:11h

Intervenção no sistema de captação de água bruta da Emasa é concluída

A intervenção para melhorar o sistema de captação de água bruta da Emasa, programada para ocorrer nesta madrugada, foi concluída por volta das 10h30 desta quarta-feira (11), devido à complexidade do serviço. A operação do sistema de captação e de tratamento de água já foi restabelecida, porém, até o abastecimento normalizar, a população pode sentir baixa pressão ou falta de água nos pontos mais altos, e água mais turva no primeiro momento.


  • 10.05.2022 - 16:07h

Emasa lacra extravasor ligado em rede pluvial com saída para o Rio Marambaia

Para garantir a qualidade do saneamento e a despoluição das águas de rios e mares em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), por meio do Programa Se Liga na Rede, segue diariamente, com as fiscalizações para verificar as ligações hidrosanitárias em todos os bairros da cidade. Nesta segunda-feira (09), após um amplo trabalho para localizar uma ligação irregular na drenagem da Rua Julieta Lins, no Bairro Pioneiros, a equipe identificou e lacrou a canalização de um extravasor ligado ao pluvial em um condomínio, com saída para o Rio Marambaia.





| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Última página

Total de 1592 registros