O Produtor de Água do Rio Camboriú, programa da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), vem servindo de exemplo para outros municípios catarinenses. O projeto criado há 11 anos, com objetivo de contribuir com a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, também foi apresentado na última semana para servidores da Prefeitura Erechim.

A coordenadora do Produtor de Água, engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos, recebeu a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, formada pelo secretário, o biólogo Cristiano Daniel Moreira; a assessora técnica, bióloga Ariane Pasuch; e o diretor de Planejamento, Jean Deotti. Os profissionais vieram conhecer o projeto, pois o Governo Municipal de lá vai implantar um programa semelhante: Programa Municipal de Preservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais.

Durante a conversa falaram sobre o funcionamento do projeto na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, os tópicos de criação, implantação, objetivos, planejamento, valoração e atribuições do Produtor de Água, bem como a função da Emasa e das demais instituições parceiras na sua aplicação. “Também fizemos uma visita técnica em uma das propriedades participantes do projeto, para ver in loco as ações desenvolvidas”, mencionou a coordenadora Rafaela. “Ficamos felizes e orgulhosos em ver como o Produtor de Água do Rio Camboriú, que vem colhendo frutos para a preservação do nosso rio, serve de exemplo para ser implantado em outros Municípios do Estado”, destacou.

O Produtor de Água já foi apresentado algumas vezes em eventos nacionais e até internacionais; e também já foi destaque em reportagem veiculada em rede nacional de televisão, por ser pioneiro em Santa Catarina.

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Atualmente, conta com 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração.


Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc