Notícias

As lixeiras do Pontal Norte que ficam no entorno do Rio Marambaia estão de cara nova. Os equipamentos foram adesivados com o desenho do Jacamasa - o mascote da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) - e frases de conscientização “Obrigado por deixar a praia limpa”, incentivando a população a cuidar da praia, jogando o lixo no lugar certo. A ideia é instalar os adesivos personalizados em lixeiras de outros pontos da cidade, próximos de rios e córregos, como na Barra Sul, Rio das Ostras e Rio Peroba.

Quando o lixo é jogado nas vias públicas causa sérios problemas de infraestrutura e saúde pública. O descarte irregular é uma das principais causas para entupimentos e problemas na rede coletora de esgoto; e quando chove, a água transporta esses resíduos até as galerias pluviais, ocorrendo os alagamentos. Além de chegar até os rios e córregos, causando a poluição deles. E muitos dos nossos rios deságuam no oceano e, assim, levam lixo para as praias, tornando-as impróprias para o banho e desequilibrando o ecossistema.

“Muitas vezes não nos damos conta de que estamos poluindo os rios com algumas ações que parecem inofensivas. Sabe aquela garrafa plástica ou latinha de refrigerante jogada na rua? Ela pode chegar ao rio e depois poluir a praia, a mesma que iremos tomar banho. Por isso, junto com o trabalho do poder público no recolhimento do lixo e manutenção das redes, a educação dos usuários é a maneira mais eficaz de evitar o problema”, pontua um dos operadores responsáveis pelo Programa de Educação ambiental - Jacamasa, Hilário Zornitta.

Programa de Educação Ambiental - JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) - JACAMSA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação, com objetivo de conscientizar e despertar o senso de responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos. Por meio de palestras, atividades e visitas, visa capacitar colaboradores, estudantes e a população do Município a respeito de práticas sustentáveis e da importância do cuidado com a água e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário.



Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Vitor Hugo

www.emasa.com.br
www.facebok.com/emasabc

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!