Representante do Governo do Estado também participou do encontro

Responsável pela criação do Produtor de Água em todo território nacional, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi quem inspirou a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), a implantar o Produtor de Água do Rio Camboriú no ano de 2009. Nesta terça-feira (31), uma equipe da ANA e um representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) de Santa Catarina, estiveram visitando o projeto, que foi pioneiro no Estado.

A coordenadora do Produtor de Água, engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos, recebeu o coordenador de Conservação de Água e Solo, Henrique Veiga e a integrante do Produtor de Água da ANA, Vera Nascimento; acompanhados do gerente de Meio Ambiente e Serviços Ecossistêmicos da SDE, Robson Luiz Cunha. Na primeira parte do encontro, a responsável apresentou a atual situação do Produtor de Água do Rio Camboriú – que atua na bacia hidrográfica do Rio Camboriú para a sua conservação e recuperação – sendo 200km², com cerca de 60% de vegetação. Atualmente, são 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração.

Rafaela mencionou também alguns trabalhos agregados ao Produtor de Água, como os Monitoramentos Hidrológico, recém implantado; Socioambiental; Ecológico (catalogando mais de 200 amostras de espécies); e de Fauna. Também explicou sobre as vistorias nas propriedades rurais e a liberação do incentivo financeiro, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). “Desde a pandemia as vistorias contam com o auxílio de drone, que ajuda muito a visualizar toda a propriedade, e também incluímos a coleta de água para verificar a qualidade da água”. Relatou ainda, que a lei do Produtor foi alterada recentemente e que agora, irão rever a tabela de valoração, que é inclusive, uma demanda dos produtores.

O coordenador da ANA, Henrique Veiga, mencionou que está há 8 meses na Agência e conhecendo os projetos em todo país, para verificar de que forma podem contribuir para alavancar os projetos já existentes e também implantar novos em outras regiões. “O projeto aqui de Balneário com certeza é uma vitrine para nós da ANA, por ser pioneiro em Santa Catarina e também já estar bem estruturado, por isso, usamos muito como referência para outros Estados. Então, além de parabenizar o trabalho que já vem sendo feito, queremos contribuir para o seu crescimento e no que mais for preciso”, destacou. A equipe também visitou uma das propriedades participantes do Produtor.


 Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto e divulgação
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc