Notícias

Com objetivo de reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis em todas as suas unidades, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) lançou através do Programa de Educação Ambiental - Jacamasa, a campanha interna “Adote uma caneca”, incentivando a utilização de recipientes reutilizáveis em seu lugar.

Para alcançar essa mudança, a Autarquia conta com a participação dos servidores aderindo a campanha e vestindo a “camisa da sustentabilidade”. “Como forma de incentivar o uso de recipientes reutilizáveis, fixamos cartazes com mensagens educativas em locais de uso comum e de passagem; e para substituição dos copos plásticos, o nosso mascote Jacamasa entregou uma caneca de cerâmica do programa a cada um dos colaboradores para tomarem o seu cafezinho”, mencionou um dos responsáveis pelo PEA, Hilário Zornitta, completando que deixaram uma mensagem individual para incentivar que cada um também traga a sua garrafa de água.

A campanha terá como meta a redução de 30%, 50% e posterior 85% do consumo de copos descartáveis, até conseguir zerar a utilização deles na Autarquia. Apesar de parecer um resíduo inofensivo, os copos plásticos descartáveis são produzidos a partir de um componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Esses materiais não são biodegradáveis, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo, em média de 250 a 400 anos (RECICLA BRASIL, 2012).

A cada ano são produzidas cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos no Brasil. Apesar de possuir potencial para reciclagem, o seu mercado é muito precário, apenas 20% são reciclados em razão do seu baixo valor de mercado. Em consequência disto, grande parte desses resíduos acabam em aterros sanitários ou, são descartados de maneira inadequada no meio ambiente. “Percebe-se a necessidade de diminuir a geração desse resíduo e o PEA além da missão de levar essa conscientização para as escolas, quer estimular que a mudança também comece dentro da Emasa. E fazendo a nossa parte, poderemos servir de exemplo para outros órgãos do Governo Municipal e até empresas privadas, incentivando a consciência ambiental”, completou Ana Carolina Nicolau, também da equipe do Programa. 


Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto

www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc



Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!